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Marketing Direto: A melhor forma de atingir seu cliente potencial.
 
 
O Marketing Direto utiliza a mídia para transmitir a mensagem, solicita a tomada de decisão pelo destinatário da mensagem e colhe, imediatamente, sua resposta. Podemos dizer que grande parte dos esforços mercadológicos do Marketing Direto está em levar a mensagem da empresa direto ao consumidor.
 

A grande vantagem em relação ao Marketing tradicional é que o Marketing Direto pode veicular uma mensagem diferente para cada cliente ao invés de apelos genéricos. Somando-se a isso, pode atingir segmentos perfeitamente qualificados e segmentados pelo Database Marketing.

 

MALA DIRETA
Oportunidade de formato quase ilimitado: tamanho, aparência, cor, papel, tamanho de texto etc.
Podem ser bem direcionadas para públicos específicos;
Permitem personalização tanto do envelope quanto da etiqueta, carta e chamada;
É possível controlar o envio de retorno;
Permitem descrição em detalhes de aspectos dos produtos, serviços, condições de entrega e ofertas especiais.
 
O RETORNO DO MARKETING DIRETO
 
A maioria dos profissionais de Marketing costuma achar que o retorno ideal de uma mala direta é de 2%. Esta afirmação não tem comprovação e muito menos histórico para justificá-la. O retorno de uma mala direta pode ser superior a 50%, caso a oferta seja gratuita ou pode ser de 0%, caso o mailing esteja incorreto. Portanto, diversos são os estímulos que uma campanha pode ter e no mínimo seis elementos influenciam o retorno:
 
1. ESTRATÉGIA
2. O MAILING
3. A OFERTA
4. O DESIGN
5. O APELO
6. ANÁLISE DA SEGMENTAÇÃO.
 
POR QUÊ COMPRAR POR MARKETING DIRETO ?
 
1. Conveniência.
As pessoas têm cada vez menos tempo e preferem adquirir certos produtos ou serviços através dos canais diretos, não necessitando ir a lojas ou estabelecimentos. Um outro fator é o horário limitado de funcionamento do varejo tradicional e a própria dificuldade para se levar mercadorias a domicílio.
2. Marketing direcionado.
As ofertas podem ser direcionadas a grupos específicos ou mesmo para um único consumidor. Conhecendo-se o seu perfil é possível se fazer uma oferta exclusiva.
3. Exclusividade em relação a produtos.
Enquanto o comércio tradicional vende produtos similares, é possível que empresas direcionadas a atender demandas específicas de consumidores específicos, possam desenvolver produtos exclusivos.
 
 
 
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