Quarta-Feira, 30/09/2009     
Ano V - Edição Nº46      


Clique para voltar a capa
    O GURU    
 
     
 

MICHAEL PORTER

Michael Porter é autor de best-sellers internacionais e unanimidade quando se trata de estratégia. Possui um vasto currículo com mais de 85 artigos publicados e foi contemplado três vezes com o prêmio MCKINSEY AWARD pelo melhor artigo publicado na Harvard Business Review.


Formado em Engenharia Mecânica pela Princeton University, com mestrado e Ph.D em Administração e Economia pela Harvard University, já escreveu 16 livros e é referência mundial em Estratégia Corporativa. Não é a toa que em recente estudo realizado pela consultora Accenture , Michael Porter foi considerado o consultor e pensador mais influente do mundo.

Porter acredita que as empresas devem competir para ser únicas e não tentar ser as melhores. “ O segredo está em ser em competir para ser único, diferente. Ser o melhor não é mais suficiente, porque todos estão empenhados em ser o melhor.”

Para ele, o setor mais importante de uma empresa é o RH. Ele que é a essência da corporação. As políticas de gestão de pessoas devem ser pensadas caso a caso, customizadas de acordo com o perfil, a vocação, o planejamento e a estratégia das em presas. Para isso o líder precisa ser um estrategista. “ Não é porque você simplesmente colocou uma estratégia no papel que deve achar que todos vão segui-la. É muito importante debatê-la, aperfeiçoá-la”, explica. “Os benefícios são maiores quando ela é amplamente divulgada por toda a organização”.

Em um de seus livros, Vantagem Competitiva e Estratégia Competitiva, Porter diz que antes de projetar um futuro para a empresa, os gestores precisam conhcer profundamente as qualidades e falhas que a companhia tem. “Parte da função de vocês como gestores é promover o sucesso do seu setor, não apenas o seu sucesso”.

A chave para esse sucesso está em conseguir assumir uma posição de vantagem competitiva e ter um desempenho melhor que seu concorrente em determinado setor. “Vocês têm que saber como estão em relação aos seus concorrentes, porque se não souberem se sua vantagem vem do custo, preço ou qualidade, não dá nem para elaborar uma estratégia.

Michael Porter também influenciou o mundo do marketing. Estruturou um estudo voltado para a empresa,o meio em que ela encontra-se, as principais variáveis e seus efeitos sobre toda a organização. Com o objetivo de facilitar a elaboração de estratégias mais eficientes, precisas e que dão uma base muito mais sólida.

Criou o modelo das Cinco Forças, em que a estruturação de uma estratégia elaborada com este modelo tem como ponto principal não deixar detalhes fugirem da percepção. Para que cada ponto seja analisado corretamente, são necessários estudos direcionados a cada uma das cinco forças – rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de novos entrante e ameaça de produtos substitutos - e das oportunidades e ameaças inseridas em cada uma delas.

Por isso é muito importante que os profissionais de marketing estejam atentos às mudanças de mercado, às suas variações mais discretas e em qual ponto podem ganhar mais espaço no mercado, ampliando sua rede de consumidores, trazendo mais informações para o ambiente da empresa e gerando um feedback muito melhor e com avaliações mais precisas dos produtos e do mercado.

 

 

 
 

 
W W W . P M D . C O M . B R

Esta mensagem não é SPAM. Caso não queira receber mais e-mails,
clique em EXCLUIR e seu endereço será removido automaticamente.
©PMD Marketing Group. Todos os direitos reservados. All rights reserved.