Quarta-Feira, 11/02/2009     
Ano V - Edição Nº41     


Clique para voltar a capa
  EDITORIAL  
 
 
 


MARKETING DIRETO COM INTELIGÊNCIA DE MERCADO

NA CRISE, COM O CORTE SUBSTANCIAL DAS VERBAS DE PROMOÇÃO E PROPAGANDA, O MELHOR MEIO PARA SE VENDER COM EFICIÊNCIA E RAPIDEZ, A BAIXO CUSTO, É O MARKETING DIRETO COM INTELIGÊNCIA DE MERCADO.

Por Marcelo Barros, consultor de Inteligência de Vendas do Rio de Janeiro – RJ

A comunicação segmentada ainda é o melhor remédio para os momentos de crise. Conseguir conciliar uma boa estratégia de inteligência de mercado com o marketing direto será o grande trunfo nas mãos do bom profissional da área.

Saiba porquê este tipo de comunicação está entre as grandes saídas de sucesso para as empresas driblarem este momento:

Em 2009, ano que se inicia com grande perturbação na economia mundial, para muitas empresas e agências de propaganda, as verbas se encurtarão em ações de marketing. As ricas contas de publicidade serão revistas e algumas cortadas em mais da metade.

Mas, apesar disso, um objetivo nunca mudará: A necessidade de vender e obter bons resultados. As metas e performances estarão muito mais rígidas, a maneira de gerir as verbas também será cuidadosamente avaliada e a busca pelo lucro é algo que, mesmo nos piores tempos de crise, nunca ficará de lado.

Neste período, nem todas as empresas poderão mais se dar ao luxo de utilizar grandes mídias de massa, em tese mais fáceis de trabalhar e com certa garantia de resultado positivo dependendo do produto ou serviço oferecido.

Além do que, essas grandes mídias de massa oferecem um melhor e maior retorno financeiro às agências de publicidade. As empresas hoje precisarão ser mais objetivas e focadas em suas ações, evitando desperdícios das verbas para conseguir resultados mais rápidos e consistentes. Para esta proeza, o Marketing Direto aliado à inteligência de mercado e suas estratégias de comunicação segmentada se encaixarão como uma luva.

Se fizermos um pequeno e simples cálculo, para quê falar com um milhão de pessoas se dentro deste universo podemos identificar cerca de cem mil prospects que têm seu perfil de consumidor, quer o seu produto e pode pagar por ele. Você consegue uma redução enorme na quantidade quando direciona a sua ação, e por conseqüência necessitará de uma menor verba para o trabalho.

Existe também a possibilidade de testar duas ou mais peças publicitárias no mercado antes de efetuar a ação em massa para o seu público-alvo ou clientes, tornando viável adequar sua campanha o mais próximo possível da perfeição desejada. Outro detalhe importante que marca o enorme diferencial do Marketing Direto é a capacidade de cada ação ser mensurável.

Esse poder de feedback é aonde você testa tanto a aceitação do seu produto no mercado, o preço a ser aplicado, a performance do seu executivo de marketing diante da estratégia e o resultado obtido. A criatividade da agência de publicidade nas peças promocionais, se surpreende às vezes descobrindo novos nichos de mercado e até quem é o seu verdadeiro público-alvo, entre inúmeras outras perguntas e respostas que, a partir de ações de marketing com inteligência de mercado, pode-se obter resultados surpreendentes.

O Marketing Direto suporta qualquer figurino, quaisquer condições de verbas e serve para todos os produtos ou serviços que o mercado pode oferecer. A inteligência de mercado pode ser aplicada em uma micro-empresa de serviços até uma colossal indústria multinacional.

Diante deste horizonte nublado que vemos, e nos mostra claramente os sinais da tempestade que está por vir, o que devemos é nos proteger e nos fortalecer com estratégias inteligentes e eficazes para que possamos atravessar 2009 confiantes, fortes e adquirindo novas habilidades mercadológicas através do Marketing Direto.

Marcelo Barros

 

 
 

 
W W W . P M D . C O M . B R

Esta mensagem não é SPAM. Caso não queira receber mais e-mails,
clique em EXCLUIR e seu endereço será removido automaticamente.
©PMD Marketing Group. Todos os direitos reservados. All rights reserved.