Terça-Feira, 26/05/2008     
Ano IV - Edição Nº37     


Clique para voltar a capa
  PAPO DIRETO  
 
 
 

VALE TUDO PARA ATRAIR O INVESTIDOR AO MERCADO !

Empresas barateiam lotes de ações, enviam malas diretas,
fazem reuniões fora de SP e reinvestem dividendos .

Que algumas empresas fazem de tudo para atrair clientes, não é novidade.
Mas, diante de um cenário cada vez mais competitivo também na Bolsa, com a volta do número crescente de companhias com capital aberto - de 381, em 2005, para 449 hoje -, os executivos se empenham para atrair e manter investidores. Especialmente os pequenos, que não mantêm contato freqüente com as empresas, mas ajudam na pulverização do capital. Isso também tira parte da volatilidade das ações.

As estratégias vão desde o envio de boletins periódicos para as casas dos investidores, semelhantes a encartes de varejistas, falando da empresa - caso da Positivo Informática - a programas de reinvestimento automático de dividendos (lucros distribuídos aos acionistas) em ações - oferecidos por Vale, Bradesco e Itaú.

Quem investiu na Vale no início do Plano Real e reinvestiu os dividendos tem quase cinco vezes o que quem pegou os dividendos e gastou - diz Roberto Castello Branco, diretor de Relações com Investidores da Vale.

O programa de reinvestimento de dividendos da mineradora, o Vale Investir, foi lançado em 2005 e já tem cerca de 5 mil cadastrados - dos 94 mil investidores pessoas físicas da empresa no Brasil, e 180 mil no exterior. A adesão pode ser feita nos bancos custodiantes das ações: Bradesco, Banco do Brasil e HSBC, no caso da Vale, e Bradesco e Itaú no caso dos próprios, ou por meio de suas agências virtuais, para quem for correntista.

A preocupação da Vale se explica: os investidores individuais correspondem a 12% do seu capital social.

Eventos nos EUA reúnem milhares de pessoas

O corretor Beto Saadia, da Intra Corretora, lembra que as práticas no mercado brasileiro de relação das empresas com o acionista ainda estão distantes do que ocorre nos Estados Unidos. Empresas como GM e Wal-Mart transformam suas assembléias anuais em grandes eventos, com shows de música pop e apresentações de atores e grandes gurus do mercado. São realizadas em estádios, pois recebem mais de 20 mil pessoas.

O que fazem as companhias:

DESDOBRAMENTO

As empresas monitoram os preços de suas ações e, quando se aproximam de R$100, transformam uma ação em duas, ou mais, sem perda de valor.

REUNIÕES

Os executivos têm realizado reuniões fora de São Paulo com investidores, em parceria com a Apimec.

REINVESTIMENTO

Os acionistas se cadastram e , a cada distribuição de lucros, os valores são automaticamente reinvestidos em ações.

MALA DIRETA

As empresas adotam mecanismos de comunicação com os clientes, além dos formais fatos relevantes e comunicados ao mercado, para falar de seus projetos.

DIVIDENDO MÍNIMO

Algumas companhias anunciam o mínimo em lucro que será distribuído naquele ano para os investidores.

Fonte: jornal O Globo/ Economia

 

 
 

 
W W W . P M D . C O M . B R

Esta mensagem não é SPAM. Caso não queira receber mais e-mails,
clique em EXCLUIR e seu endereço será removido automaticamente.
©PMD Marketing Group. Todos os direitos reservados. All rights reserved.