INTELIGÊNCIA DE MERCADO X BASE DE DADOS DE CLIENTES
Por Waldemar Almeida, consultor de inteligência competitiva de vendas
Hoje já é possível elaborar uma estratégia de negócios gastando menos e ganhando mais.
As empresas investem pesado em pesquisas de mercado para obter informações e desenvolver sua estratégia de marketing e vendas.
O que muitas delas não sabem é que podem encontrar essas mesmas informações em sua própria base de clientes.
Se a empresa estruturar sua base de clientes de forma qualificada e abrangente, de modo que se possa extrair dela todas as informações necessárias para a sua estratégia de negócios, ela terá a sua disposição uma poderosa ferramenta de inteligência mercadológica para cruzar informações, identificar e localizar novos clientes para o seu produto/serviço, obter dados relacionais para a abertura de novos mercados e outras estratégias de negócios importantes.
Descobrindo novas oportunidades de negócios no mercado.
Até mesmo as empresas que não dispõem de verbas para investir em pesquisas tradicionais podem se beneficiar dos recursos da inteligência de mercado para obter, de forma simples e objetiva, todas as informações que precisa para alavancar suas vendas. Os empresários devem buscar no mercado empresas especializadas para fazer todo o processo, desde a estruturação, atualização, potencialização e a qualificação do cadastro de clientes até o cruzamento das informações e geoprocessamento dos dados relacionais para identificação das novas oportunidades de negócios que o mercado oferece.