Sexta-Feira, 30/10/2009     
Ano V - Edição Nº47      


Clique para voltar a capa
  EDITORIAL  
 
 
 

O QUE É MAIS EFICIENTE? TELEMARKETING, E-MAIL MARKETING OU MALA DIRETA INTERATIVA?

Por Waldemar de Almeida, editor da MKT DIRETO MAGAZINE do Rio de Janeiro


O marketing direto, também conhecido como marketing de relacionamento – que se dá entre uma empresa e uma pessoa, (business to consumer) ou empresa x empresa (B2B) – tem como foco aproximar o consumidor à marca e/ou produto e gerar negócios permanentes.

Para localizar e falar com os clientes potenciais, as empresas podem se utilizar dos serviços de telemarketing, e-mail marketing ou mala direta interativa. Cada um desses veículos com suas especificidades, que se encaixam de acordo com os objetivos de negócios: fidelização de clientes, geração de consultas, realização de vendas, pesquisas e etc.

Os objetivos do marketing direto é interagir com os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado, para o beneficio deles ( consumidores) e o da própria empresa como fornecedora de bens e serviços

Veja abaixo as características e diferenças entre os principais veículos utilizados nas ações de marketing direto:

TELEMARKETING ................................................................................................................

Prós: contato direto com o consumidor; comodidade tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Resposta rápida aos objetivos de marketing.

Contras: além do público já estar cansado pelos inconvenientes das ligações, quando o operador consegue falar com o consumidor, o tempo disponível é curto e ele só consegue transmitir o que está pré-estabelecido. O consumidor se sente pressionado para uma resposta rápida, sem ter tempo para refletir. Gasta-se muito em treinamento e envolve altos custos com telecom e pessoal especializado. Além disso, esta mídia ainda sofre restrições em São Paulo e está proibida no Rio Grande do Sul.

E-MAIL MARKETING ............................................................................................................

Prós: meio de comunicação e promoção rápido, barato, de fácil execução e disparo.

Contras: ninguém guarda o e-mail para posterior consulta. É indiscriminado, pois não atinge o cliente potencial desejado, além de somente em torno de 21% lerem as mensagens enviadas e ainda dividem a atenção do consumidor com outras mensagens enviadas pela concorrência. Outro inconveniente é a falta espaço para se falar tudo a respeito do produto ou serviço que se está oferecendo.

MALA DIRETA INTERATIVA ................................................................................................

Prós:. Não há problema de espaço ou tempo ou seja, pode-se falar tudo a respeito do produto ou serviço oferecido.A concorrência não toma conhecimento da oferta e nem dos preços do que foi ofertado. Atinge com exatidão o público-alvo. Proporciona um aumento de acessos à pagina da web, às lojas e aos pontos de venda da empresa. Isso sem contar no conforto, já que o potencial cliente, lê o folheto ou catálogo em casa e com a família junto. A oferta por ser em meio impresso, não morre nem é perdida, já que os consumidores costumam guardar os folhetos para consulta posterior.

Contras: dá um pouquinho de trabalho para fazer, mas em função do alto retorno que oferece em termos de consultas e vendas, vale a pena.

Um abraço e até a próxima edição da MKT DIRETO MAGAZINE


VEJA O QUE DIZ DRAYTON BIRD, AUTOR DO LIVRO BOM SENSO EM MARKETING DIRETO

“Se a empresa não usa marketing direto a sua propaganda é um monólogo repetitivo, ainda que se tenha criatividade e dê leões em Cannes. Mas se a empresa usa o processo de marketing direto, então a sua comunicação é um diálogo, ou seja, fala às pessoas, continuamente”  .

 



 

 
 

 
W W W . P M D . C O M . B R

Esta mensagem não é SPAM. Caso não queira receber mais e-mails,
clique em EXCLUIR e seu endereço será removido automaticamente.
©PMD Marketing Group. Todos os direitos reservados. All rights reserved.